Páginas

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Pauta: Jornal Pausa


Objeto: jornal Pausa

Seção: perfis

Enfoque:
- Apresentar o jornal Pausa: histórico, equipe, formas de produção, linha editorial;
- Contextualizá-lo no espaço cultural de Belo Horizonte: importância, repercussões;
- Exemplificar, a partir desse projeto, as possíveis formas de produção independente (modos de fazer, desafios, potenciais).

Entrevistas primárias: pretende-se entrevistar dois ou mais integrantes da equipe do Pausa, para obter informações sobre o surgimento da publicação e as características do processo editorial. Além disso, interessa saber como é a experiência do fazer coletivo e de que formas o grupo sustenta o impresso.

Entrevistas secundárias:
- Ana Elisa Ribeiro: poeta e colunista do Digestivo Cultural e do Jornal Letras. Nessa entrevista, ira se buscar um breve entendimento do cenario literario de Belo Horizonte;
- Leitores do jornal Pausa: saber porque lêem o jornal, como imaginam sua produçao, se ja enviaram colaboraçoes.


Pré-apuração

Definição: o Pausa é um projeto editorial independente, que publica criações em literatura e em artes visuais. Surgido em Belo Horizonte em 2008, o projeto é conduzido por uma equipe de estudantes de letras e comunicação. A publicação é aberta a colaborações e distribuída gratuitamente em espaços culturais da cidade.

Contexto de surgimento: em 2005, a escritora Ana Elisa Ribeiro escreveu em seu blog – estantedelivros.blogger.com.br – que existiam duas formas de publicação em Belo Horizonte: os zines improvisados e os grandes jornais literário, em especial o Suplemento Literário de Minas Gerais. A autora apontava, no entanto, a inexistência de um projeto editorial de médio porte, capaz de se projetar nos circuitos culturais e de “desengavetar o povo”. Desde então, surgiram diversas publicações que se enquadravam nessa descrição, dentre elas os jornais Dezfaces, A Parada, Letras e, mais recentemente, o Pausa. Distribuídos gratuitamente, editados em equipe e abertos a colaborações, esses impressos foram responsáveis por uma efervescência do meio literário de BH.

Linha editorial: “o Pausa é um projeto editorial criado com o propósito de discutir arte e divulgar novos artistas e escritores” (Fonte: blog do Pausa). Em geral, as edições trazem poemas, contos, entrevistas, traduções e ensaios.
  Como é indicado na primeira edição, o Pausa privilegia a publicação de textos pequenos, leves, que possam ser lidos justamente numa pequena pausa, num momento de suspensão da rotina.
  A cada número, um artista é convidado para ilustrar a publicação. Com um projeto gráfico bem estruturado, essa diversidade não prejudica a unidade. Texto e imagem dividem o espaço das páginas em igual importância.

Produção: o jornal é produzido sem qualquer apoio institucional, público ou privado. Embora existam mecanismos de incentivo cultural (LMIC, patrocínios, Projeto Cultura e Pensamento, etc), a equipe do Pausa escolheu se manter totalmente independente. Por isso, os custos são divididos entre os integrantes do grupo.

Público-leitor: a partir da linha editorial e dos espaços em que o Pausa é distribuído, conclui-se que a publicação é lida principalmente por pessoas do meio acadêmico e artístico, interessadas em artes visuais, design e literatura. Definir esse tópico com mais clareza na entrevista.

Equipe do Pausa: Alexandre Fantagussi, Erick Costa, Maraíza Labanca, Rafael Reis e Fernanda Gontijo

Distribuição e periodicidade: com um formato característico (13x26cm), o Pausa era distribuído gratuitamente em livrarias, cafés, cinemas e museus de Belo Horizonte. Suas edições, inicialmente mensais, passaram a ser publicadas bimestralmente a partir de 2009. Em 2010, a publicação impressa foi interrompida, mas o projeto continua através do blog: jornalpausa.com.br/blog.


Nenhum comentário:

Postar um comentário